quinta-feira, dezembro 23, 2010

Crônica de Natal - Meu querido Papai Noel


Piçarras, 23 de dezembro de 2010


Meu querido Papai Noel,

Já tenho nove anos, e quanto mais os anos passam, mais vamos esquecendo do senhor. Acho que é natural. Barbas brancas, roupa vermelha...Já não acreditamos mais ou, pelo menos, desconfiamos mais desses olhares cansados, suados, embaixo dessas roupas pesadas. Nada a ver com o nosso calor de verão.
Este ano, porém, tive que escrever uma carta para o senhor. Coisas da escola! Não queria, mas tive que querer. Fazia parte de um projeto da sala. Na carta, nada de pedir presentes, nada de contar indiscrições do tipo: se fui um bom menino. Fiquei mesmo aliviado! Afinal, não queria mentir. Então, claro, escrevi minha história em poucas linhas. Nove anos é muita historia para uma cartinha só. E o meu conhecimento ainda é pouco. Então contei o essencial. A carta foi para o correio. Depois disso, esqueci.
As férias estavam chegando, as provas passando, o ano parece que correu depressa! É até engraçado:  todo mundo quer que o Natal chegue, mas todo mundo reclama que o tempo passa! Na verdade, gente grande é complicada. Por isso, quando se vai crescendo, tudo parece que vai ficando sem graça, sem cor. E passa rápido mesmo! Ainda bem que sou meio criança, meio adulto. Então o tempo passa meio tudo. Meio rápido, meio devagar...
De repente, nos últimos dias de aula, chegou a sua cartinha pra mim. Fiquei surpreso, mas também ansioso. Sabia que não tinha presente, é claro, mas era a cartinha do Papai Noel.
Abri, e que decepção! Papai Noel errou meu nome. Justo o meu nome.  A professora tentou explicar, minha mãe criou mil desculpas. Mas não tem desculpa, o senhor não acha? Não dizem que Papai Noel sabe tudo, que entrega todos os presentes, que vai a todos os lugares do mundo?  E não sabe meu nome?
Corta essa! Você está mesmo é velhinho, acho que até está caducando. Escrever meu nome errado? Então não sabe ler? Não viu a cartinha que mandei? Acho melhor o senhor começar o ano de novo, fazer tudo novamente – vai repetir de ano!!
Eu sei que Papai Noel não existe, agora ficou provado. Mas o senhor sabe que tem criança que acredita e, às vezes, é bom mesmo acreditar! Por isso, escrevo essa nova cartinha só pra reforçar a ideia e lembrar que no próximo ano, o senhor não esqueça de ninguém. Não erre o nome das crianças! Porque o senhor pode até não entregar o presente que a gente quer, mas errar o nome?!
Tô ficando até chato com isso, né? Ainda mais pra quem tem muitos nomes como o senhor: Pai Natal, Santa Claus, Papai Noel... Mesmo assim, o senhor tem que entender. Todo mundo tem um nome! A gente se sente mais gente quando tem um nome. Se sente até especial.
Já pensou, esquecerem seu nome? De Jesus muita gente já esqueceu e olha no que deu!!
Guerras, brigas, injustiça, fome. Minha mãe diz que isso tudo é culpa de quem não lembra de Jesus, não fala seu nome.
Então, o senhor já sabe.  Nunca erre e esqueça o nome de ninguém!! Assim, ninguém também esquece do senhor!

Abraços,

Natalino

PS: Se der, apareça no Natal para o meu vizinho, João. Ele gosta muito do senhor! Não esqueça: JOÃO!