terça-feira, julho 03, 2018

O que é uma boa ação?




Desde pequena, escuto em casa a ideia de que é preciso, sempre que se puder, fazer uma boa ação a alguém. Mas, a gente constantemente se pergunta: o que é uma boa ação? Quando bem pequena, uma das lições que aprendi com a minha mãe (e talvez tenha sido a última dela viva) foi que: era preciso comer tudo do prato, não desperdiçar comida nem reclamar do que se tem, porque muita gente gostaria de ter o que a gente tinha. Ela me mostrou isso, e eu aprendi vendo. E isso se tornou pra mim uma forma boa ação, ser grata pelo que se tem e ainda não desperdiçar, ajudando a minha família.

Há, no nosso dia-a-dia, muitos mestres da boa ação escondidos na rotina de nossos dias, invisíveis na correria do dia-a-dia. Por isso, agradeço todos os dias ter que andar a pé pra lá e pra cá. Tá bom, nos dias de chuva não agradeço tanto assim (hehehe)... mas deveria. É nesse trajeto todos os dias que aprendo muito. É só querer perceber.

Hoje, um senhor do meu bairro passou por mim de bicicleta numa velocidade razoável. Logo à frente, ele retornou e parou ao meu lado dizendo: “tem gente que é maldosa, né?” De certa forma me assustei. Parei para entender melhor o que ele dizia. Ele desceu da bicicleta e começou a afastar todos os enormes pregos que tinham jogado no asfalto. Com simplicidade ele disse: - “Isso é um perigo. Se o carro passa, os pregos levantam e furam todo o pneu”. Concordei e disse a ele que eu nem tinha notado os pregos ali. E não tinha mesmo! Mas, se tivesse notado, teria eu tirado?

O senhor fez uma grande boa ação. Na hora pensei que ele poderia estar mesmo era protegendo-se de passar ali e também furar o pneu da bicicleta. Logo, porém, refiz meu pensamento. E daí se ele tivesse pensando em si? Por certo não estava, porque já tinha passado. Ele voltou e pensou nos outros que poderiam passar e também se prejudicar. Fez uma boa ação. Outro dia, uma amiga teve o pneu furado justamente por um prego desses. Agradeci a lição daquele senhor.

Chegando ao trabalho, vi a nossa colega da limpeza com uma pá percorrendo a calçada, no entorno dos carros, limpando os cocos que os cachorros deixam a noite ali. Estava ela pensando que, se alguém pisasse e entrasse na escola, poderia sujar tudo e ela ter mais trabalho pra limpar. Sim, pensou primeiro em si. Mas, de qualquer forma, fez a boa ação porque se a pessoa pisasse na saída ela não teria o trabalho, mas a pessoa que levasse o coco no sapato sim. Segunda lição do dia.

Não importa que tipo de boa ação você fará aos outros ou a si mesmo, desde que seja verdadeira e mude seu dia e o de outras pessoas para melhor. Faça. Não espere grandes transformações, não espere momentos certos para que você modifique seu cotidiano para melhor. A boa ação está onde a gente quiser. A lição, claro, não é tão simples quanto fiz parecer. Mas o que é a vida senão grandes aprendizados em pequenas e duras lições?!

2 comentários:

Unknown disse...

Adorei Dani !!

Danielle Garcia disse...

Obrigada!!!! Bjao